São João da Caparica trouxe um dia de Boas Ondas e Tubos
São João da Caparica trouxe um dia de
Boas Ondas e Tubos no Arranque do Campeonato Nacional de Bodysurf
Miguel Rocha o regresso do Campeão
A primeira etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf foi marcada por ondas entre metro e metro e meio com muito boas condições a que corresponderam os atletas com prestações sempre acima da média.
A prova teve início pelas 09:20 com 23 atletas inscritos na categoria open e 9 na categoria júnior
Nos juniores o aparecimento de uma nova geração de Bodysurfers, elevou desde o início a competição. Apesar disso Tiago Mesquita e António Coutinho tiveram boas prestações tendo ficado nos 4º e 3ºs lugares respetivamente. Em segundo lugar ficou o jovem Luigi da Aquacarca que apesar de não começar bem a final conseguiu chegar ao segundo lugar na sua última onda. Em primeiro lugar, Guilherme Santos também atleta da Aquacarca e que manteve sempre a distância dos seus adversários, tendo sido o justo vencedor da primeira etapa Caparica Pro.
No Open há dois atletas a destacar ambos da Vagueira. O Júnior, Tiago Mesquita, que foi deixando adversários para trás com um surf adulto, fluido e sem falhas, passando a maior parte das suas baterias em primeiro, de recordar que o mesmo atleta competiu também na prova júnior. Na final desgastado por duas baterias seguidas, semifinal open e final júnior, já não houve força para mais e terminou a sua prestação num brilhante quarto lugar.
O outro atleta em destaque é Miguel Rocha que com um surf solido, seguro de que já nos habituou veio até à final sem dificuldades. Na Final mostrou porque é três vezes campeão nacional quando a menos de um minuto do fim arrancou para a direita numa onda com metro e encaixou um tubo, onde atrasou ligeiramente para acelerar no fim passando duas seções incríveis. Selou a final deixando a restante bateria em combinação.
Também na final Jaime Bonito, que vem dos juniores com créditos firmados com muita mestria na seleção de ondas chegou ao terceiro lugar e por fim Diogo Areias, mais um atleta do centro que com um nível muito alto, explorando bem o potencial das ondas chegou ao segundo lugar desta final.
Resultados:
Junior
1º Guilherme Santos
2º Luigi
3º António Coutinho
4º Tiago Mesquita
Open
1º Miguel Rocha
2º Diogo Areias
3º Jaime Bonito
4º Tiago Mesquita
Para a organização “este foi um dia pleno de boas ondas e boas prestações em São João da Caparica e abre enorme expetativas para o ano de 2021.
A prova segue para a Vagueira no dia 5 ou 6 de junho.
O Calendário e Locais para 2021:
1ª Etapa – Costa da Caparica – 8 de maio
2ª Etapa – Vagueira - 5 ou 6 de junho
3ª Etapa – TBD - 24 ou 25 de julho
4ª Etapa – Stª Cruz - 14 ou 15 de agosto
5ª Etapa – Cascais - 11 ou 12 de setembro
As inscrições estão abertas em www.bodysurfportugal.com
Este campeonato só é possível com o apoio da Câmara Municipal de Almada, do Leblon, da Câmara Municipal de Cascais, da Aqua Carca, da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Sealand, da Manel Sport, da Câmara Municipal de Vagos, da Associação de Surfistas de Vagos, do Mare e da UCA, da Espumantaria, do restaurante Peixola, do Ferroviário, da Gwiker, da Portugal Rent, da Surfrider Foundation Europe Lisboa, dos parceiros de media MEO Beachcam , Sport TV, da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Surf Social Wave que assume a organização deste campeonato mas sobretudo dos bodysurfers que são o maior incentivo para levar este campeonato mais longe.
A Associação Surf Social Wave é uma associação sem fins lucrativos de caracter social, que atua na área do surf, contribuindo através da prática deste desporto e de todas as valias que o mesmo traz, quer do ponto de vista da capacitação física, quer do ponto de vista da aquisição de competências, para a melhoria de vida de três segmentos da sociedade em situação de exclusão social ou em risco de exclusão. Este é um projeto estruturante e estruturado, que está alavancado nos principais parceiros do surf em Portugal e conta com parceiros institucionais.
Comments