Miguel Rocha e Santiago Boia vencem na Lourinhã
Miguel Rocha e Santiago Boia vencem o Lourinhã Pro, segunda etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, que acabou há momentos na Praia da Areia Branca, na Lourinhã.
O dia começou pelas 09h30 com a maré ainda a encher na Praia da Areia Branca e com condições perfeitas. Vento ligeiro ondas a rondar o metro nos sets a quebrar para a direita e para a esquerda.
A vibração que se sentiu na praia durante o briefing dos atletas, fazia antever um dia com boas prestações e muita emoção. E foi justamente o que aconteceu.
Logo nas primeiras baterias do dia as pontuações iam variando entre o bom e o excelente, de acordo com as condições do mare o nível dos atletas.
Foi na terceira bateria do dia que Rodrigo Carrajola chegou a uma pontuação de 17,50 num total de vinte com uma onda na casa dos 8,83 com um frontflip, uma das manobras mais progressivas no panorama do Bodysurf atual.
Na bateria seguinte Miguel Rocha mostrou que também estava na sua forma plena tendo feito um score total de 14,67, deixando o ex-campeão nacional d Bodyboard Daniel Fonseca a necessitar de uma onda 8,78.
E foi justamente Daniel Fonseca que veio a destacar-se ao longo do dia pelo seu nível de bodysurf e capacidade de ler o mar, o que lhe permitiu chegar à final desta segunda etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf
O quarto finalista do dia na prova open foi Diogo Areias que com o seu estilo fluido e efetivo foi passando os diferentes desafios nas várias baterias.
A final disputada seguir ao almoço ditou que as condições sofressem devido à entrada de vento e acabou por ser um Miguel Rocha, muito inspirado que venceu pela segunda vez em 2023 uma etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, deixando Rodrigo Carrajola em segundo lugar, Daniel Fonseca em terceiro e Digo Areias em quarto.
Nos juniores a armada da equipa do Bodsurf Junior da ADMS veio reforçada, inspirada e cheia de vontade de vencer.
Na primeira meia final, no entanto foi Gui Santos, atual campeão júnior em título que deu cartas, sempre pressionado pelo David Nascimento, regressado de uma lesão e por essa razão ainda não ao seu melhor nível.
Já na segunda bateria do dia a disputa foi entre Duarte Esteves e Santiago Boia, que foram alternando entre si ondas, saindo David vencedor da disputa.
Na final júnior, a luta manteve-se acesa até ao fim tendo Santiago Boia levando a melhor, conquistando a vitória na segunda etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, Lourinhã Pro.
No fim o balanço para a organização “foi de um dia incrível, com boas ondas, boas performances e muito espírito positivo.”
Resultados Lourinhã Pro – Praia da Areia Branca
Open
1º Miguel Rocha - AVS
2º Rodrigo Carrajola – ESC
3º Daniel Fonseca – PPSC
4º Diogo Areias – VSC
Júnior
1º Santiago Boia – ADMS
2º Gui Santos – AQUACARCA
3º David Nascimento – ADMS
4º Duarte Esteves - ADMS
As baterias já estão disponíveis online em www.bodysurfportugal.com
Em 2023 o calendário e Locais são
1ª Etapa–1 de maio –Figueira da Foz
2ª Etapa – 27 de maio - Lourinhã
3ª Etapa – 10 ou 11 de junho - Vagos
4ª etapa – 22 ou 23 de julho- Santa Cruz
5ª Etapa – 16 ou 17 de setembro – Cascais
As inscrições para esta primeira etapa encerram na quarta-feira anterior e podem ser realizadas em www.bodysurfportugal.com
Este campeonato só é possível com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, do Clube ADMS, da Camara Municipal da Lourinhã, do Praia Surf Clube, da Câmara Municipal de Cascais, da Aqua Carca, da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Sealand, da Câmara Municipal de Vagos, da Associação de Surfistas de Vagos, do Mare, da Salty , da Billabong , da Nixon, da Dafin, do Portugal Natural, da Fonte Viva, da UCA, AHUA, da Espumantaria, do Ferroviário, da Surfrider Foundation Europe Lisboa, da Best Company e dos parceiros de media MEO Beachcam, da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Surf Social Wave que assume a organização deste campeonato, mas sobretudo dos bodysurfers que são o maior incentivo para levar este campeonato mais longe.
Comentarios