Miguel Rocha e Gui Santos Campeões Nacionais em Santa Cruz
Depois de uma época incrível Miguel Rocha sagra-se pela 4ª vez Campeão Nacional de Bodysurf no Ocean Spirit em Santa Cruz, Torres Vedras. O dia 23 de julho marca também a revalidação do título de Campeão Nacional de Bodysurf Júnior para Guilherme Santos.
O dia começou com ondas a rondar um metro na praia de Santa Cruz, no Ocean Spirit, com alguma corrente e vento. Nada que impedisse a motivação dos atletas para entrar no mar e apanhar as melhores ondas possíveis.
Pela primeira vez na história a prova júnior teve nove bodysurfers dos quais três atletas femininas da equipa júnior de Bodysurf da ADMS - Associação de Desenvolvimento Mais Surf da Figueira da Foz.
Ao longo do dia Santiago Boia, apesar de estar num bom momento de forma, não conseguiu alinhar-se com as ondas, tendo passado no limite a sua bateria das meias finais e acabando por não conseguir contrariar o foco de Gui Santos e dos seus colegas de equipa David e Filipe Nascimento que conseguiram mostrar maturidade e muito nível ao longo do dia.
Assim na final apenas David Nascimento colocou dificuldades a Gui Santos, tendo em vários momentos garantido a liderança da bateria. No fim foi Gui Santos que com autoridade ganhou a etapa e sagrou-se assim pela segunda vez Campeão Nacional de Bodysurf Júnior.
No Open o dia trouxe o regresso de Tiago Marques que veio de uma lesão num ombro, que o impediu de competir ao longo da restante época. Foi um dia em que Tiago mostrou que quem sabe não esquece e traçou um brilhante caminho até à final deixando para trás vários atletas com muito nível. Mas a luta pela vitória na bateria foi mesmo entre Miguel Rocha e Rodrigo Carrajola que na final deixaram a restante bateria em combinação e foram trocando entre si o primeiro lugar, sabendo de antemão que a Miguel Rocha bastaria um terceiro lugar para se sagrar campeão nacional. Isso não impediu Rodrigo Carrajola de lutar pelo primeiro lugar na bateria até ao fim. Mas foi mesmo Miguel Rocha que venceu a etapa e se tornou pela quarta vez Campeão Nacional d Bodysurf. Na final este ainda Pedro Collaço que faz este ano a sua segunda final e Tiago Marques que regressou em força.
Resultado Santa Cruz Pro – Ocean Spirit Open
1º Miguel Rocha – ASV
2º Rodrigo Carrajola – ESC
3º Tiago Marques – PPSC
4º Pedro Collaço – PPSC
Junior
1º Gui Santos – Aqua Carca
2ª David Nascimento – ADMS
3º Filipe Nascimento – ADMS
4º Santiago Boia - ADMS
Ranking após 4ª Etapa
Open
1º Miguel Rocha - ASV
2º Rodrigo Carrajola – ESC
3º Diogo Areias – VSC
4º Pedro Collaço - PPSC
Júnior
1º Gui Santos – AQUACARCA
2º Santiago Boia – ADMS
3º Filipe Nascimento - ADMS
4º Maria Nunes – ADMS
As baterias disponíveis online em www.bodysurfportugal.com
Este ano o calendário é composto por cinco etapas que vão a alguns dos mais icônicos locais de ondas em Portugal. Tipicamente as etapas são marcadas com um período de espera de dois dias, sendo que a decisão do dia é realizada em função das melhores condições para os atletas.
Em 2023 o calendário e Locais são
1ª Etapa–1 de maio –Figueira da Foz
2ª Etapa – 27 de maio - Lourinhã
3ª Etapa – 10 de junho - Vagos
4ª etapa –23 de julho- Santa Cruz, OCEAN SPIRIT
5ª Etapa – 16 ou 17 de setembro – Cascais
As inscrições para a próxima etapa podem ser realizadas em www.bodysurfportugal.com
Este campeonato só é possível com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, do Clube ADMS, da Camara Municipal da Lourinhã, do Praia Surf Clube, da Câmara Municipal de Cascais, da Aqua Carca, da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Sealand, da Promotorres, da Câmara Municipal de Vagos, da Associação de Surfistas de Vagos, do Mare, da Migas Surf School , da Billabong , da Nixon, da Dafin, do Portugal Natural, da Fonte Viva, da UCA, AHUA, da Espumantaria, do Ferroviário, da Surfrider Foundation Europe Lisboa, da Best Company e dos parceiros de media MEO Beachcam, da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Surf Social Wave que assume a organização deste campeonato, mas sobretudo dos bodysurfers que são o maior incentivo para levar este campeonato mais longe.
Comments